Nova Estação de Tratamento de Esgoto na Baixada Fluminense
As cidades de Queimados, Japeri e parte de Nova Iguaçu, localizadas na Baixada Fluminense, ganharam uma importante estrutura para o saneamento básico: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Inaugurada na última segunda-feira (22), a unidade foi construída pela concessionária Águas do Rio e tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto diariamente.
A região, que até então não possuía sistema de tratamento de esgoto, apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A nova estação promete beneficiar cerca de 270 mil moradores, elevando a qualidade de vida e impactando positivamente o meio ambiente local.
Investimentos e Parcerias para o Saneamento
O projeto foi viabilizado por meio do programa Saneamento para Todos, uma iniciativa do Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Instalado em uma área de 38,4 mil metros quadrados próxima ao Rio Guandu, o empreendimento faz parte de um investimento total de R$ 640 milhões destinado a ampliar a infraestrutura de saneamento da Baixada Fluminense.
Leia também: Belford Roxo: Obras Amplificam Abastecimento de Água e Beneficiam 30 Mil Moradores
Leia também: Lula e Rio de Janeiro oficializam adesão ao Propag e reduzem dívida em bilhões
Com a entrada em operação da estação, os efluentes que antes eram lançados diretamente na Bacia do Guandu passarão a ser tratados, reduzindo a poluição no manancial responsável pelo abastecimento de nove milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Impactos Positivos para a Região e Meio Ambiente
Durante a cerimônia de inauguração, o ministro das Cidades, Vladimir Lima, ressaltou a importância da colaboração entre governos e o setor privado para a realização de grandes obras de infraestrutura.
“É importante a parceria com estados, prefeituras e concessionária. Só é possível fazer isso aqui acontecer a quatro mãos.”
A Águas do Rio, controlada pela Aegea, já investiu R$ 6,3 bilhões em quase cinco anos de operação e projeta alcançar R$ 24 bilhões em investimentos em infraestrutura sanitária nos próximos anos. Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea, afirmou que a entrega da estação representa um avanço significativo para a saúde pública, a geração de empregos e a recuperação dos mananciais na região.

